Reflexão

Não há nada bom ou mau, mas o pensamento o faz assim...
Shakespeare, William

Pesquisa

Cerne da Alma

Experiências difíceis surgem para a evolução individual a fim do espírito não estagnar. Essas provas, quando não são consequências de expiações, são como testes onde se podem avaliar a capacidade e o equilíbrio de uma alma, assim que essa se depara com situações difíceis e atribuladas.

Dependendo do caso, o espírito aceita enfrentar grandes obstáculos, ocorrências em que não consegue intervir e isso é para testar a paciência, a perseverança e o equilíbrio das emoções. Tarefas árduas são comuns, trabalhos e convivências com sérios problemas familiares, dúvidas penosas em seu íntimo e muito mais. O mais arriscado são as inclinações para o perigo de todas as tentações e todos os vícios.

Para se promover na escala evolutiva, é necessário que a criatura experimente sua prova com fé, dignidade, resignação, responsabilidade, esforços e muita prudência, bons princípios morais e espirituais. Todas as criaturas possuem uma força interior para enfrentar suas provas. Essa força está no Cerne da alma, lugar onde se situa a centelha de Deus, o sopro puro da nossa criação, todos que buscam essa força a encontram.

"Deus não coloca fardo pesado em ombros frágeis." De modo que, sendo bom e justo, sabe do que precisamos e a nossa capacidade de realizações.

Pessoas com queixas, má vontade, preguiça, reclamações até em pensamentos, que se negam ao trabalho, a produtividade, é certamente um espírito que se reprova, que não é bastante forte para se promover, para crescer na escala evolutiva. Assim sendo, ele terá de repetir conforme o caso a provação até se modificar.

Existem as provas em que a pessoa é testada com o poder e a riqueza, essas são as mais difíceis, as de maiores riscos para a ruína íntima, a verdadeira desgraça para aquele que não consegue ter o bom senso e prudência.

Nessa prova inclui-se qualquer tipo de poder, seja o poder de liderar,chefiar, orientar pequenos grupos ou o poder das grandes tomadas de decisões, na administração de empresas, a liderança de um grupo partidário, lideres políticos, lideres nacionais, o poder de decidir onde podem se corromper ou o poder de apurar a verdade e julgamento para a determinação de penalidades.

Os líderes religiosos, sejam de seitas ou filosofias, inclusive presidentes, dirigentes e tarefeiros das casas espiritas, serão os mais cobrados, pois a eles foi confiado a luz do que é correto através do conhecimento moral e espiritual. Esses serão responsáveis pelos desvios, pelas inclinações as más tendências, pela repugnação e preferências pessoais, abuso da tarefa que lhe foi confiada, pela falsidade maquiada com belas palavras e sorriso treinado para forjar na aparência a harmonia, enquanto fomenta a discórdia, entrega-se a pensamentos promíscuos, praticas sexuais abusivas por conta da posição que ocupa, utilização até do nome de Deus para induzir os seguidores a comercializações indevidas, vendas de milagres e muito mais.

O poder pode causar a má distribuição de renda e verbas, como nos casos de políticos e líderes religiosos, o poder abusivo dos que têm a capacidade de dominar e mudar o destino de uma pessoa, o destino de uma nação, como foi no caso do regime militar vivido no Brasil.

O poder e o dinheiro podem atrair uma pessoa as más paixões, a sensualidade, promover a prostituição, a futilidade, a persuasão, os vícios e excessos de todos os tipos, a insensibilidade, o desperdício. E a criatura que se entrega a paixão pelo dinheiro e poder, fica "cega" não reconhece sua ganância, orgulho, vaidade, avareza e nem o prejuízo que causa aos outros.

Para provas como essas é preciso muita prudência para vencer as lutas íntimas, os desejos inferiores, suportar com fé as tentações e ter dignidade, critério, conhecimento e firmeza para não despencar no penhasco das ruínas interiores.

"A quem muito é dado, muito será exigido."




Nenhum comentário:

Postar um comentário