Reflexão

Não há nada bom ou mau, mas o pensamento o faz assim...
Shakespeare, William

Pesquisa

Espiritismo


Começo com uma pergunta, qual poderá ser a utilidade da propagação das idéias espiritas? 

Se considerarmos a moral ensinada pelos espíritos superiores, veremos que é toda ela evangélica, basta dizer que ela prega a caridade cristã em toda a sua sublimidade. Ao reconduzir os homens aos sentimentos de seus deveres recíprocos, o espiritismo neutraliza o efeito das doutrinas subversivas da ordem social, como o de "causa e efeito".
Dá religião aos que não a possuem; fortifica os que a tem vacilante, consola pela certeza do futuro, faz suportar com paciência e resignação as tribulações desta vida e desvia o pensamento do "errado".
O espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica, pois, como ciência prática e envolve as relações entre nós e os espíritos, e como filosofia, compreende todas as consequências morais que emanam dessas relações.
Resumindo, o espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
O estudo desta ciência, faz com que estes possam se sentir felizes, pois ao estudar, penetram em seus mistérios, é como a luz que dissipa as trevas e as angustias das dúvidas. No estudo do espiritismo, a fé não é cega, mas racionada, é a dedução lógica do sábio que não pensa saber tudo.