Reflexão

Não há nada bom ou mau, mas o pensamento o faz assim...
Shakespeare, William

Pesquisa

O Céu Começa em Nós

O homem seu cavalo e seu cão

Um homem, seu cavalo e seu cão iam por uma estrada. Depois de muito, muito caminhar, esse homem se deu conta de que, na verdade, ele, seu cavalo e seu cachorro já haviam morrido num acidente. As vezes, os mortos levam algum tempo para se dar conta de sua nova condição...

A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede, precisavam desesperadamente de água.

Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro jorrava água cristalina de uma fonte, o caminhante dirigiu-se ao vigilante que, de uma guarita, guardava a entrada.

- Bom dia - disse.

- Bom dia - respondeu o segurança.

- Que lugar é este, tão lindo? - Perguntou.

- Isto aqui é o céu - foi a resposta.
- Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede - disse o caminhante.

- O senhor pode entrar e beber a vontade - disse o guarda indicando-lhe a fonte.
- Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede.
- Lamento muito - disse o guarda - Aqui não se permite a entrada de animais.


O homem ficou muito desapontado, porque sua sede era grande, mas ele não beberia deixando seus amigos com sede. Assim prosseguiu seu caminho.

Depois de muito caminhar morro acima, com sede e cansaço multiplicados, ele chegou a um sítio cuja entrada era marcada por velha porteira semiaberta. A porteira se abria para um caminho de terra com árvores dos dois lados, que nele faziam sombra.
Á sombra de uma das árvores, um homem estava sentado, com a cabeça coberta com um chápeu, parecia cochilar:

- Bom dia - disse o caminhante.

- Bom dia - disse o guardião.

- Estamos com muita sede, meu cavalo, meu cachorro e eu também.

Disse o vigilante indicando o lugar:
- Há uma fonte naquelas pedras, podem beber à vontade o homem, o cavalo e o cachorro!

Foram até a fonte e mataram a sede.

- Muito obrigado - ele disse ao sair.

- Voltem quando quiserem - respondeu o guardião.

- A propósito - disse o caminhante - Qual é o nome deste lugar?

 - Céu - respondeu o vigilante.

- Céu? Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!

- Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.

O caminhante ficou perplexo. Então disse:
- Essa informação falsa deve causar grandes confusões!


Esclareceu o guardião:

- De forma alguma, na verdade, eles nos fazem um grande favor. Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar até seus melhores amigos...

Autor desconhecido

Cerne da Alma

Experiências difíceis surgem para a evolução individual a fim do espírito não estagnar. Essas provas, quando não são consequências de expiações, são como testes onde se podem avaliar a capacidade e o equilíbrio de uma alma, assim que essa se depara com situações difíceis e atribuladas.

Dependendo do caso, o espírito aceita enfrentar grandes obstáculos, ocorrências em que não consegue intervir e isso é para testar a paciência, a perseverança e o equilíbrio das emoções. Tarefas árduas são comuns, trabalhos e convivências com sérios problemas familiares, dúvidas penosas em seu íntimo e muito mais. O mais arriscado são as inclinações para o perigo de todas as tentações e todos os vícios.

Para se promover na escala evolutiva, é necessário que a criatura experimente sua prova com fé, dignidade, resignação, responsabilidade, esforços e muita prudência, bons princípios morais e espirituais. Todas as criaturas possuem uma força interior para enfrentar suas provas. Essa força está no Cerne da alma, lugar onde se situa a centelha de Deus, o sopro puro da nossa criação, todos que buscam essa força a encontram.

"Deus não coloca fardo pesado em ombros frágeis." De modo que, sendo bom e justo, sabe do que precisamos e a nossa capacidade de realizações.

Pessoas com queixas, má vontade, preguiça, reclamações até em pensamentos, que se negam ao trabalho, a produtividade, é certamente um espírito que se reprova, que não é bastante forte para se promover, para crescer na escala evolutiva. Assim sendo, ele terá de repetir conforme o caso a provação até se modificar.

Existem as provas em que a pessoa é testada com o poder e a riqueza, essas são as mais difíceis, as de maiores riscos para a ruína íntima, a verdadeira desgraça para aquele que não consegue ter o bom senso e prudência.

Nessa prova inclui-se qualquer tipo de poder, seja o poder de liderar,chefiar, orientar pequenos grupos ou o poder das grandes tomadas de decisões, na administração de empresas, a liderança de um grupo partidário, lideres políticos, lideres nacionais, o poder de decidir onde podem se corromper ou o poder de apurar a verdade e julgamento para a determinação de penalidades.

Os líderes religiosos, sejam de seitas ou filosofias, inclusive presidentes, dirigentes e tarefeiros das casas espiritas, serão os mais cobrados, pois a eles foi confiado a luz do que é correto através do conhecimento moral e espiritual. Esses serão responsáveis pelos desvios, pelas inclinações as más tendências, pela repugnação e preferências pessoais, abuso da tarefa que lhe foi confiada, pela falsidade maquiada com belas palavras e sorriso treinado para forjar na aparência a harmonia, enquanto fomenta a discórdia, entrega-se a pensamentos promíscuos, praticas sexuais abusivas por conta da posição que ocupa, utilização até do nome de Deus para induzir os seguidores a comercializações indevidas, vendas de milagres e muito mais.

O poder pode causar a má distribuição de renda e verbas, como nos casos de políticos e líderes religiosos, o poder abusivo dos que têm a capacidade de dominar e mudar o destino de uma pessoa, o destino de uma nação, como foi no caso do regime militar vivido no Brasil.

O poder e o dinheiro podem atrair uma pessoa as más paixões, a sensualidade, promover a prostituição, a futilidade, a persuasão, os vícios e excessos de todos os tipos, a insensibilidade, o desperdício. E a criatura que se entrega a paixão pelo dinheiro e poder, fica "cega" não reconhece sua ganância, orgulho, vaidade, avareza e nem o prejuízo que causa aos outros.

Para provas como essas é preciso muita prudência para vencer as lutas íntimas, os desejos inferiores, suportar com fé as tentações e ter dignidade, critério, conhecimento e firmeza para não despencar no penhasco das ruínas interiores.

"A quem muito é dado, muito será exigido."




MENSAGEM


Desenho é de autoria do meu filho Lucas Santos do seu Albúm Veia Maior.
Sei que vivemos com muitas ídeias em mente, acreditando em nosso potencial, lutando, estudando, dando tudo de si para acreditar em um futuro melhor.
Há momentos em que ficamos ansiosos, nervosos por não acreditarmos, mas, devemos entender que no momento exato tudo dá certo, e se não acontecer, é porque não era o momento.

Acreditar em nos mesmos, nas nossas lutas pelo que acreditamos e desejamos, acreditar que somos capazes e que na hora certa Deus iluminará nossa mente, nos levando a tranquilidade e sabedoria, assim, a sorte vai nos sorrir. Deus não desampara aquele que sempre luta por algo melhor para sua vida, e não esquece dos seus filhos.

Devemos compreender que, a vida é feita de oportunidades, o homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar. Ter determinação, coragem e auto confiança, pois são fatores decisivos para alcançarmos o sucesso.

A luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes, nem aos espertos, mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitoria é aquele que crê plenamente "Eu conseguirei". Conquistar e seguir uma nova jornada com certeza da exatidão do certo, pois a estrada pode até ser larga e cansativa, mas a certeza da sua vontade de vencer vai levá-lo a vitória.
Procurando Sempre contar nosso jardim pelas flores, e nunca pelas folhas caidas, viver cada minuto como se fosse eterno, não contar cada hora que passar pelos ponteiros de um relógio e sim pelo pulsar do nosso coração. Pois é através de toda a nossa existência que devemos contar a nossa idade, e não pelos anos que vivemos.

A vida é composta de Leis que sustentam a harmonia do universo, tudo tem sua razão e seu caminho. Podemos conseguir o que quisermos, desde que, se descubra a formula adequada, é como um quebra cabeça da vida.

Devemos entender que, os valores, a honestidade, o esforço de cada um e o trabalho, tudo isso perde a razão de ser quando pensamos neles separados, pois sozinhos não vão trazer o resultado a que se pretende.

A vida é movimento, ação e participação e todos nós fazemos planos, mas a vida tem seus próprios caminhos. A sabedoria nos ensina que ela sempre faz o melhor, aceitar isso é vencer as suas próprias frustações. Em tudo e qualquer situação podemos tirar ensinamentos e com isso, aprendermos a viver melhor.

Homens de Fé Inaquebrantável.

Por muito tempo "Alguém", isolado e sozinho, só deixava chegar a este solo as reivindicações de amor e ensinamentos da paz sob a luz da doutrina, sob a luz do evangelho.

É lamentável não terem seguido o exemplo desse solitário apostolo de Jesus, o Querido Chivo Xavier, o qual hoje é luz, é o Cisco de Deus em caminho, vida e exemplo, que deveriam ser seguidos naquela época e nos dias de hoje também.

"A paz não se consegue com sangue, guerras ou guerrilhas."

Lembremos também do grande e querido lider Mohandas Gandhi, mais conhecido como Mahatma. Lider da independência de seu país a Índia, defensor da não violência. Foi um politico e pacifista que viveu de forma simples. Seus princípios morais eram os de pregar e praticar a não violência e a crença na santidade de todos os seres vivos, Mahatma significa Alma Grande. Esse homem conquistou o respeito e a veneração que ultrapassaram os limites da política e da religião, não só entre os indianos, mas no mundo inteiro. Com magnifícos ensinamentos e muito mais que isso, conseguiu libertar a Índia do domínio da Inglaterra sem dar um único tiro, fez com que indianos e muçulmanos convivessem pacificamente juntos, respeitando uns aos outros.

"Exigências e reclamações violentas geram repressões violentas."

Ao contrário desses homens que podemos indentifica-los como Homens de Fé Inaquebrantável, infelizmente a o envolvimento de centenas ou milhares de pessoas com espíritos impuros tão hipócritas e sórdidos, que ajudam aqueles afinados com eles, é perigoso e muito compremetedor.

No diário do tempo tudo fica registrado e qualquer falta de caridade não é de menos importância aos olhos de Deus, pois a morte não desiste e o desencarne não nos libera das culpas pelos erros cometidos, mas nos detém na evolução, faz com que experimentamos sofrimentos inenarráveis e os mais terriveis tormentos íntimos agravando às nossas torturas quando não praticamos as boas obras confiadas a nós e  criamos elos quase inquebrantáveis com criaturas desencarnadas vis, degradantes, crueis, desumanas, sensuais e sordidas por cedermos a tamanha inferioridade moral, a baixeza de inclinações para termos temporariamente como encarnados o poder, a riqueza e a influência, quer que por ganância ou por prazer.

Nada levaremos, a não ser as nossas praticas boas ou más, pelas quais somos responsáveis. Nossa vida depende de todos os nossos atos, inclusive os pensamentos registram-se no diário da consciência, no diário de Deus. Mesmo que nos esqueçamos das nossas práticas ou inferioridades, sem dúvida, um dia iremos nos deparar com as provas de harmonização ou com as expiações e sofreremos o que merecemos pelas nossas imperfeições, pois "nenhum jota ou til se omitirá da Lei sem que tudo seja cumprido" como nos disse o Senhor Jesus.

Capacidade Mediúnica.



A capacidade mediúnica utilizada de modo reles, não evangelizada, sem educação mediúnica* até pode trazer informações das mais diversas, no entanto, às vezes distorcidas por serem provenientes de espíritos inferiores, malévolos. Isso pode levar a energias mentais negativas ao pensamentos das pessoas.

Quando o padrão de consciência humana individual do encarnado utiliza-se de atitudes, conhecimentos e habilidades volta-se para a mágoa, o rancor, o plano de vingança, o ódio, a falsidade, a inveja e outros... Essa consciência por sua vez  torna-se apta a receber influências dos espíritos pertencentes à "Décima Classe da Escala Espírita".

Os espíritos pertencentes a esta classe, são desencarnados com objetivos vis, fornecendo conselhos pérfidos, com incríveis disposições para enganar. Usam a inteligência junto com a maldade e a leviandade que possuem pela própria inferioridade evolutiva a fim de se unirem aos encarnados de convicções fracas, pessoas a quem podem inspirar sugestões bizarras, desumanas que, quando praticadas alimentam seus desejos mais funestos, obscuros, sanguinários e hediondos dos quais se comprazem e adquirem energias, pelos métodos cruéis, pois, quando encarnados os espíritos desta classe se inclinam a todos os tipos de vícios degradantes de crueldade, falsidade, sensualidade, sordidez e na maioria das vezes sem razão ou sem motivo.

A mediunidade não é uma exclusividade do espiritismo, mas sim uma capacidade ou atributo do ser, independente da filosofia ou religião pessoal. A mediunidade é mencionada e ressaltada, as vezes com outro nome, nas mais diversas e remotas filosofias, seitas e religiões no mundo, o nome pouco importa. O importante é nos entendermos, é ganharmos conhecimento, nos libertando através da busca da verdade que os ensinamentos e a fé raciocinadas são capazes de nos trazer, conforme nos ensinou o Mestre Jesus " Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará", que o espiritismo nos explica tão bem.

* A educação mediunica se caracteriza pelo aperfeiçoamento do médium através da aquisição de instrução relativa aos processos de comunicação, bem como a identificação da qualidade, os conhecimentos e as intenções dos espiritos que se manifestam, aliadas ao uso do bom senso do médium e de sua elevação moral e espiritual.